segunda-feira, 7 de julho de 2014

Síndrome de Couvade

Alguns homens levam a máxima de "Não basta ser pai, tem que participar!" as suas últimas consequências. Decepcionados e frustrados, que ficamos, por apenas sermos espectadores  da gravidez, muitos desenvolvem a síndrome de Couvade, também conhecida como gravidez masculina. Pese que pareça algo estranho é muito mais comum do que se imagina, sobretudo nos dias atuais que os homens não tem muito problema em exibir sua sensibilidade.

Na síndrome de Couvade os homens manifestam sensações semelhantes às da companheira grávida, tais como: ganho de peso, enjoos, desejos, dor de cabeça e nas cadeiras, alterações intestinais, vontade de urinar com muita frequência e oscilação de humor. Em alguns casos, inclusive, há o aumento do abdômen masculino.

Isso, em geral, acontece em situações em que o homem terá seu primeiro filho, tem idade mais avançada, terá um “filho temporão”, foi adotado na infância, é muito ansioso, possui forte ligação afetiva e emocional com sua esposa gestante ou se solidariza fortemente com as dores e vontades dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário