terça-feira, 23 de outubro de 2012
Ler devia ser proibido.
“A pensar fundo na questão, eu diria que ler devia ser proibido.
Afinal de contas, ler faz muito mal às pessoas: acorda os homens para realidades impossíveis, tornando-os incapazes de suportar o mundo insosso e ordinário em que vivem. A leitura induz à loucura, desloca o homem do humilde lugar que lhe fora destinado no corpo social. Não me deixam mentir os exemplos de Dom Quixote e Madame Bovary. O primeiro, coitado, de tanto ler aventuras de cavalheiros que jamais existiram meteu-se pelo mundo afora, a crer-se capaz de reformar o mundo, quilha de ossos que mal sustinha a si e ao pobre Rocinante. Quanto à pobre Emma Bovary, tomou-se esposa inútil para fofocas e bordados, perdendo-se em delírios sobre bailes e amores cortesãos.
Ler realmente não faz bem. A criança que lê pode se tornar um adulto perigoso, inconformado com os problemas do mundo, induzido a crer que tudo pode ser de outra forma. Afinal de contas, a leitura desenvolve um poder incontrolável. Liberta o homem excessivamente. Sem a leitura, ele morreria feliz, ignorante dos grilhões que o encerram. Sem a leitura, ainda, estaria mais afeito à realidade quotidiana, se dedicaria ao trabalho com afinco, sem procurar enriquecê-la com cabriolas da imaginação.
Sem ler, o homem jamais saberia a extensão do prazer. Não experimentaria nunca o sumo Bem de Aristóteles: o conhecer. Mas para que conhecer se, na maior parte dos casos, o que necessita é apenas executar ordens? Se o que deve, enfim, é fazer o que dele esperam e nada mais?
Ler pode provocar o inesperado. Pode fazer com que o homem crie atalhos para caminhos que devem, necessariamente, ser longos. Ler pode gerar a invenção. Pode estimular a imaginação de forma a levar o ser humano além do que lhe é devido.
Além disso, os livros estimulam o sonho, a imaginação, a fantasia. Nos transportam a paraísos misteriosos, nos fazem enxergar unicórnios azuis e palácios de cristal. Nos fazem acreditar que a vida é mais do que um punhado de pó em movimento. Que há algo a descobrir. Há horizontes para além das montanhas, há estrelas por trás das nuvens. Estrelas jamais percebidas. É preciso desconfiar desse pendor para o absurdo que nos impede de aceitar nossas realidades cruas.
Não, não dêem mais livros às escolas. Pais, não leiam para os seus filhos, pode levá-los a desenvolver esse gosto pela aventura e pela descoberta que fez do homem um animal diferente. Antes estivesse ainda a passear de quatro patas, sem noção de progresso e civilização, mas tampouco sem conhecer guerras, destruição, violência. Professores, não contem histórias, pode estimular uma curiosidade indesejável em seres que a vida destinou para a repetição e para o trabalho duro.
Ler pode ser um problema, pode gerar seres humanos conscientes demais dos seus direitos políticos em um mundo administrado, onde ser livre não passa de uma ficção sem nenhuma verosimilhança. Seria impossível controlar e organizar a sociedade se todos os seres humanos soubessem o que desejam. Se todos se pusessem a articular bem suas demandas, a fincar sua posição no mundo, a fazer dos discursos os instrumentos de conquista de sua liberdade.
O mundo já vai por um bom caminho. Cada vez mais as pessoas lêem por razões utilitárias: para compreender formulários, contratos, bulas de remédio, projetos, manuais etc. Observem as filas, um dos pequenos cancros da civilização contemporânea. Bastaria um livro para que todos se vissem magicamente transportados para outras dimensões, menos incómodas. E esse o tapete mágico, o pó de pirlimpimpim, a máquina do tempo. Para o homem que lê, não há fronteiras, não há cortes, prisões tampouco. O que é mais subversivo do que a leitura?
É preciso compreender que ler para se enriquecer culturalmente ou para se divertir deve ser um privilégio concedido apenas a alguns, jamais àqueles que desenvolvem trabalhos práticos ou manuais. Seja em filas, em metros, ou no silêncio da alcova… Ler deve ser coisa rara, não para qualquer um.
Afinal de contas, a leitura é um poder, e o poder é para poucos.
Para obedecer não é preciso enxergar, o silêncio é a linguagem da submissão. Para executar ordens, a palavra é inútil.
Além disso, a leitura promove a comunicação de dores e alegrias, tantos outros sentimentos… A leitura é obscena. Expõe o íntimo, torna colectivo o individual e público, o secreto, o próprio. A leitura ameaça os indivíduos, porque os faz identificar sua história a outras histórias. Torna-os capazes de compreender e aceitar o mundo do Outro. Sim, a leitura devia ser proibida.
Ler pode tornar o homem perigosamente humano.”
GRAMMON, Guiomar de. In: PRADO, J. & CONDINI, P. (orgs.). A formação do leitor: pontos de vista. Rio de Janeiro: Argus, 1999. pp. 71-3.
FONTE: http://devaneioseloucuras-raquel.blogspot.com.br/2008/09/ler-devia-ser-proibido_23.html
domingo, 27 de maio de 2012
Atleta virgem.
Homens grávidos
Homem vai ao hospital para tratar uma pedra nos rins e descobre que é uma mulher
Reprodução/Daily Mail
Após uma ultrassonografia, Steve descobriu que era uma mulher e agora assumiu a identidade feminina
Do BOL, em São Paulo
Após ir ao hospital para tratar uma pedra nos rins, Steve Crecelius, um
fotógrafo do Colorado, EUA, descobriu que na verdade é uma mulher,
informou o "Daily Mail" nesta quinta-feira (24).A enfermeira revelou a Crecelius que na verdade ele tinha tanto o aparelho reprodutor feminino como também o feminino, o que o deixava na condição de intersexual.
"Lembro que quando era criança eu vestia as roupas e maquiagem da minha mãe escondido, agora entendo o porquê desses desejos", contou o fotógrafo ao "The Denver Post".
Steve, que agora se chama Stevie teve apoio de sua esposa, Debbie, e de seus seis filhos por optar o sexo feminino. Todos disseram que continuam o amando por quem ele realmente é.
Stevie optou por não fazer a cirurgia de mudança de sexo, mas continua fazendo tratamento hormonal.
(Com informações do "Daily Mail")
terça-feira, 24 de abril de 2012
CURIOSIDADES DO NOSSO CORPO (algo que precisamos saber)
1. Se você estiver com a garganta doendo, aperte seu ouvido:
Pressionando os nervos do ouvido, ele vai gerar um reflexo imediato nos espasmos da garganta e alivia o desconforto
2. Para ouvir melhor utilize apenas um lado da orelha:
Se você está em um clube e não ouvir bem o que as pessoas estão dizendo, vire a cabeça e use apenas a orelha direita, uma vez que ela distingue melhor as conversações, enquanto a esquerda identifica músicas de som.
3. Para resistir à tentação de ir ao banheiro pense em sexo:
Quando não resistir à vontade de urinar e não tiver um banheiro por perto, pense em sexo. Isso vai entreter o seu cérebro e reduzirá o estresse.
4. Provoque tosses para reduzir a dor:
Um grupo de cientistas alemães descobriram que quando você espirra, aumenta a pressão no peito e coluna vertebral, inibindo, assim, dores na coluna.
5. Se você estiver com o nariz entupido:
Pressione o céu da boca e o nariz. Toque o céu da boca firmemente com um dedo, segurando o nariz abaixo das sobrancelhas. Isso permitirá que as secreções possam se mover e você volta a respirar.
6. Quando você tiver com azia, durma sobre seu lado esquerdo:
Isto cria um ângulo entre o estômago e do esófago, de modo que o ácido não pode passar para a garganta.
7. Quando um dente dói esfregue um cubo de gelo em sua mão:
Você deve passar um pedaço de gelo na área, em um "v" que tem entre o polegar e o dedo indicador contra a palma da mão. Isto reduz em 50% a dor, pois este setor está ligado aos receptores da dor da face.
8. Quando você se queimar, pressione o ferimento com um dedo:
Após a limpeza da área afetada, pressione com a mão sobre a queimadura, assim ela retornará a temperatura inicial e evitará bolhas. (Para pequenas queimaduras, apenas)
9. Quando você estiver bêbado:
Repouse a mão sobre uma mesa ou superfície estável. Se você fizer isso, seu cérebro vai recuperar o sentido de equilíbrio e evitará que tudo gire ao seu redor.
10. Ao correr, respire quando o pé esquerdo pisar o chão.
Isto irá prevenir sentimento de comichão no peito, porque se você respirar quando você coloca o pé direito, fará pressão no fígado.
11. Se sangrar o nariz, empurre com o dedo:
Se você deitar com o sangue escorrendo poderá se sufocar, por isso é melhor pressionar o dedo sobre o lado do nariz quando você tiver sangramento.
12. Para controlar o batimento cardíaco quando você está nervoso
Coloque o polegar na boca e assopre, isso irá ajudar seu coração parar de bater tão rápido a partir da respiração.
13. Para aliviar uma dor de cabeça quando você bebe água gelada:
Quando você beber algo congelado, resfria o paladar e o cérebro interpreta. Então você deve colocar a língua no céu da boca para retornar à temperatura normal.
14. Previna a falta de visão quando você está na frente do PC:
Quando você coloca seus olhos em um objeto próximo, como um computador, a vista fica cansada e não consegue enxergar direito. Por isso, feche os olhos, contraia o corpo e prenda a respiração por um momento. Então, relaxe. Remédio santo.
15. Desperte suas mãos e pés adormecidos movendo sua cabeça:
Quando você dorme, um braço ou uma mão, gire a cabeça de um lado para o outro e sentirás a dormência passar dentro de 1 minuto. Os membros superiores adormecem pela pressão sobre o pescoço. Igualmente para pernas e pés, leva alguns segundos.
16. Uma maneira fácil de prender a respiração debaixo d'água:
Antes de mergulhar, fazer respirações muitos rápidos e fortes para fazer o sangue ácido desaparecer, pois isso é que causa a falta de ar.
17. Memorize textos à noite:
Tudo o que você ler antes de dormir, o mais fácil de lembrar ...
sexta-feira, 6 de abril de 2012
Estudo de universidade alemã diz que verde estimula criatividade
05/04/2012 - 17h12 | do UOL Ciência e Saúde
BBC
Tom de verde utilizado na pesquisa é semelhante ao encontrado na natureza, como em pinheiros
Um estudo recente feito na Alemanha revelou que a exposição à cor verde pode estimular a criatividade.
De acordo com a pesquisa publicada no Personality and Social Psychology Bulletin, cientistas da Universidade Ludwig-Maximilians, de Munique, fizeram testes com 69 homens e mulheres, perguntando-lhes quais seriam os usos que dariam para um tijolo.
As respostas foram codificadas com diferentes valores para medir o grau de criatividade. Soluções como "construir uma parede" receberam menos pontos. Já usos como "fazer o tijolo virar pó, misturar com água e usar como aquarela para pintar" foram classificados como mais criativos.
Antes de responderem à pergunta, os participantes eram expostos a desenhos de retângulos azuis, cinzas, vermelhos e brancos e outros verdes.
Aqueles que viram as imagens verdes se saíram melhor no teste.
Para a autora da pesquisa, Stephanie Lichtenfeld, "o verde pode servir como uma pista que evoca a motivação de um esforço para autossuperação e o domínio de tarefas, que por sua vez podem levar ao crescimento".
Em entrevista à BBC Brasil, a cientista deixou claro que a influência da cor é sutil e que os resultados ainda são iniciais, mas para aqueles que quiserem testar por si mesmos, informa que o tom de verde mais usado no estudo foi semelhante ao que é encontrado na natureza, como em pinheiros.
Quanto a pintar paredes de escritórios de verde, para estimular os funcionários, por exemplo, Lichtenfeld recomenda cautela. "O benefício depende muito das tarefas que as pessoas estão fazendo. Em alguns setores o vermelho pode ter um impacto interessante também, de estimular a interação entre a equipe. O verde poderia ser útil quando as atividades dependem muito da criatividade", disse à BBC Brasil.
Veja como outras cores podem afetar o ser humano, segundo o estudo:
Vermelho
Com potencial para causar efeitos negativos e positivos, o vermelho é uma cor que deve ser usada de forma estratégica. Estudos já revelaram que por suscitar um medo do fracasso, a cor não deve ser experimentada momentos antes de provas. No entanto, outra pesquisa indicou que times que usam uniformes vermelhos têm mais chance de vitória.
Outro efeito tradicional é um aumento de atratividade das mulheres que vestem vermelho.
Amarelo
O amarelo é associado ao estímulo do bom humor e pode ajudar a aumentar a capacidade de concentração e foco, podendo ser usado em escritórios.
Um estudo analisou convidados de três coquetéis em salas pintadas de amarelo, vermelho e azul, revelando que os que estavam no ambiente amarelo eram mais animados e falantes.
Azul
No mesmo estudo dos coquetéis, pesquisadores descobriram que aqueles que estavam na sala pintada de azul foram os que ficaram até mais tarde. O motivo? A cor deixaria as pessoas mais confortáveis e à vontade.
A cor pode ser usada em quartos, pelo efeito calmante e relaxante, que pode até apaziguar a frequência cardíaca. Assim como o verde, também pode estimular a busca por soluções criativas.
Rosa
Embora seja associada com imagens de doçura, feminilidade e leveza, o rosa nada mais é do que um tom mais claro de vermelho, e por isso ainda é um forte estimulante.
Para obter efeitos calmantes e relaxantes o ideal é o azul ou o verde.
Branco
Estudos passados identificaram associações desta cor com autoritarismo, esterilização, amplitude e pureza, dentre outros. Mas também há ligações com enjoos, náusea, fadiga e dores de cabeça.
A cor deve ser evitada em escritórios, por exemplo, ou ao menos estar lado a lado com elementos coloridos para servirem de "descanso" ao olho humano.
FONTE: http://noticias.bol.uol.com.br/ciencia/2012/04/05/estudo-de-universidade-alema-diz-que-verde-estimula-criatividade.jhtm
quinta-feira, 5 de abril de 2012
Pistas para a causa da calvície de padrão masculino
Pesquisadores identificaram um processo biológico que antes não se sabia que tivesse um papel na queda de cabelos em homens.
Publicado no periódico Science Translational Medicine, o estudo descobriu que o composto lipídico denominado prostaglandina D2 (PGD2) possui um papel na inibição do crescimento dos cabelos.
O estudo "provavelmente dará origem a novos produtos para o crescimento capilar, baseados na biologia da prostaglandina", afirma Anthony Oro, biólogo especialista em tecido epitelial da Universidade de Stanford, na Califórnia, que não participou do estudo.
A calvície de padrão masculino, ou alopecia androgenética (AGA), afeta cerca de 80 por cento dos homens em determinado momento da vida. O único fator predisponente - uma mutação em um receptor de testosterona - foi identificado e é encontrado em apenas uma minoria dos homens com alopecia androgenética. Outras causas são, em grande parte, desconhecidas e os tratamentos atuais foram descobertos por acaso - a Finasterida (também conhecida como Propecia) foi prescrita originalmente contra o aumento da próstata e o Minoxidil (também conhecido como Rogaine) contra a hipertensão. Os mecanismos moleculares desses medicamentos não estão claros.
Os autores também descobriram que, em camundongos, a expressão da PGD2 aumenta durante a fase do ciclo de crescimento do cabelo em que os folículos começam a regredir. A inibição do crescimento dos cabelos também foi observada em camundongos e em folículos humanos cultivados, tratados com PGD2.
"Eu suponho que seria possível usar um desses medicamentos de forma tópica para inibir o receptor GPR44", o que, por sua vez, poderia limitar a inibição do crescimento dos cabelos pela PDG2, afirmou Cotsarelis.
A descoberta é compatível com trabalhos anteriores que sugerem o papel de outras prostaglandinas no crescimento capilar. O indutor do crescimento de cílios latanoprosta é um análogo da prostaglandina F2 alfa, e a prostaglandina E2 tem demonstrado promover o crescimento de pelos em camundongos. Cotsarelis sugere que prostaglandinas diferentes talvez equilibrem uma à outra, com algumas promovendo o crescimento e outras, como a PDG2, inibindo.
Esse equilíbrio complexo significa que "é preciso cuidado para obter os efeitos específicos observados nesse estudo", alertou Oro.
Também não se sabe se um tratamento para inibir a prostaglandina D2 conseguirá restituir os cabelos de um couro cabeludo já calvo, afirma Cotsarelis. Mas o cientista espera que sim. Em 2011, Cotsarelis e sua equipe demonstraram que as células estaminais de folículos capilares permanecem intactas no couro cabeludo calvo, mas seu crescimento é inibido. Se o PGD2 for o inibidor, então o seu bloqueio talvez permita que as células estaminais proliferem e produzam novos folículos. "É difícil saber se os folículos serão tão grandes quanto eram antes", afirmou.
The New York Times News Service/Syndicate – Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito do The New York Times.
FONTE: http://nytsyn.br.msn.com/cienciaetecnologia/pistas-para-a-causa-da-calv%C3%ADcie-de-padr%C3%A3o-masculino-2?page=0
quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012
Assinar:
Postagens (Atom)